Em dezembro de 2009, foi sancionada a Lei nº 3.837 que institui o dia Estadual do Chamamé no Estado. Desde então, todos os anos é feita uma comemoração alusiva à data.
Na programação deste ano, foram dois dias de comemoração, tendo se iniciado na manhã de 19 de setembro com música e comidas típicas, terminando em 20 de setembro. A festa é uma organização de defensores do Chamamé no Estado em parceria com o governo do Estado.
Participei do 5º Baile da Hora do Chamamé no Rádio Clube Cidade, que tinha como atração principal “El Gran Bandoneonista Luis Pajarito Silvestre e seu grupo de Chamamé correntino” conforme dizia o anúncio.
Durante as pesquisas deste projeto, descobri que as festas no Rádio Clube Cidade eram as festas mais tradicionais da cidade.
Pouco antes de sair de casa, soube que o evento seria cancelado por motivos técnicos. Soube que o som não havia sido liberado. Meia hora depois recebo uma ligação de que o evento seria realizado naquele dia sim. Enfim, o evento aconteceria apesar dos contratempos.
Na chegada, dois seguranças uniformizados recebiam os convites, e conduziam os convidados até a entrada da festa. Faltavam 20 minutos para as 22 horas e todas as mesas estavam completas, de longe avisto minha mesa, número 39. Sento e coloco câmera e computador em cima da mesa, afinal de contas, eu estava ali para captar o som da mesa, e tentar uma sonora com o bandoneonista argentino.
Gentilmente sou orientada pelo Orivaldo, a subir e falar com os técnicos de som. Eles foram bem atenciosos comigo, porém a qualidade do som não foi das melhores. Durante a noite, enquanto rolavam os shows, os profissionais mexiam e tentavam regular o som a todo custo, sem sucesso.
Percebo que isso pouco influenciou nos festeiros que estavam ali prestigiando o evento. Senhores de bombacha, minuciosamente trajados ao estilo gaúcho, e as senhoras com seus vestidos de festa de gala, com paetês brilhantes, bailaram a noite inteira pelo salão. Fiquei impressionada com a animação da terceira idade. Em ver o quanto eles valorizam essas festas. Vestidos longos bordados com lantejoulas e senhores de traje esporte fino desfilavam ao som bonito do bandoneón.
Antes de iniciar o show principal da noite consegui entrevistar Pajarito que foi muito atencioso comigo, me concedendo um brilhante sonora.
Comentários
Postar um comentário